imagem_de_celular_com_aplicativo_pix

Multas eleitorais têm novas formas de pagamento

PIX e cartões de crédito podem ser utilizadas em diversos TRE do Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral dá novas possibilidades ao cidadão quitar multas com a Justiça Eleitoral. Quem não compareceu às urnas ou a trabalhos eleitorais e deixou de justificar a ausência está em débito com o sistema eleitoral. Para facilitar a quitação, o TSE disponibiliza o pagamento da multa por meio de qualquer banco, via PIX ou cartão de crédito.  

Veja como o eleitor pode utilizar essa nova modalidade quitação com a Justiça Eleitoral

O pagamento é feito pela PagTesouro plataforma digital de recolhimento de valores junto à Conta Única do Tesouro Nacional. O serviço funciona como uma Guia de Recolhimento à União (GRU). Antigamente, a quitação era realizada somente pelo Banco do Brasil. Agora pode ser efetuada em qualquer banco.

Eleitor pode quitar multas eleitorais por PIX ou cartão de crédito

Acesse o site do TSE ou do TRE de sua região

O serviço está disponibilizado no site do TSE e dos TREs a partir de outubro deste ano. Com isso, qualquer cidadã ou cidadão pode quitar as multas de forma simples e prática, sem precisar ir até uma agência bancária para efetuar o pagamento da GRU. Apesar disso, a opção de emissão de boleto via GRU continua disponível. O TSE sugere que o eleitor faça uma visita à página para consulta de débitos eleitorais e quitação de multas.

Ao visitar a página do TSE, o Sistema Título Net ou mesmo o site do respectivo TRE ao qual o eleitor está inscrito, terá a opção “Emitir GRU”, além da novidade “Pagar”. Nesta opção, o cidadão que estiver em débito com a Justiça Eleitoral conseguirá efetuar o pagamento da multa por PIX ou cartão de crédito. Feita a escolha, basta seguir as orientações disponíveis para quitar o débito.

Como efetuar o pagamento com as novas possibilidades

No caso do PIX, duas alternativas são apresentadas: uma chave de pagamento via QR Code, com validade de 24 horas; e um código numérico, que deverá ser copiado dentro de um aplicativo bancário. Quem optar pelo cartão de crédito será redirecionado para o Mercado Pago ou PicPay. Depois que o pagamento for processado pela Justiça Eleitoral, o débito deixará de existir em até 48 horas.

Fonte: Site do TSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *